Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Barra Grande de Maraú-BA

   Ahhhh o amor e suas breguices! Porque há de se reconhecer o quão ridículos e felizes somos ao lado de quem amamos. Eu e minha mamy's em um ensaio restart a caminho de Barra Grande. O lugar é lindo! Um dos poucos locais do Sul da Bahia que não foi invadido pelo estilo: baladão, pegação no litoral. Característica de Porto Seguro e Morro de São Paulo, e que já está a contaminar Itacaré; vizinho de Maraú.  
  Trata-se de uma península, com praias maravilhosas, quase paradisíacas e sem nenhum tipo de construção na areia. Na verdade a praia mais frequentada é a lindíssima Taipu de Fora. Lá encontramos piscinas naturais, a possibilidade de fazer mergulho, inclusive noturno, e um banco de corais espetacular! Eu até me aventurei num mergulho, mas como fui com minha mãe; que não tem nada de adventure, não tive coragem de me afastar muito da costa. Isso por que eu estava de colete e snorkel...hahahaha
  É, mas como vocês sabem eu não sou de ficar na espinha mole, e não vou a canto algum inebriar-me apenas pelo belo...é preciso pensar sempre o social. Antes que eu pareça uma chata de galocha, como sou rs, o motivo pelo qual me preocupo sempre em colocar coisas sérias aqui, é para que também vocês possam fazer o exercício da reflexão em qualquer lugar aonde estejam. Que pensar o mundo, a vida, as pessoas, e sua responsabilidade diante disso tudo é algo inerente (que não se pode separar) a nossa existência.
  Quando cheguei a Barra Grande percebi que algumas coisas mudaram deveras do que tinha me falado. Primeiro é que  a tecnologia e acessibilidade do consumo foram extremamente ampliadas nos últimos anos; a internet e o cartão de crédito. Nada contra internet e tudo contra o cartão de crédito. Hehehehe... O grande problema disso, é que estes dois elementos trazem um contingente de pessoas muito alto, o que degrada ainda mais a natureza. Por mais que se tome cuidados afincos, a própria presença humana já é uma invasão  ao meio ambiente. Afinal não há reprodução com sucesso com trinta pessoas cheias de aparelhos flutuando sobre os corais querendo ver o... nem os peixes aguentam isso! O que acontece? Fogem, buscam novos corais. Enfim, muda o ecossistema. 
  Além da agressividade que o próprio filtro solar faz na água que os peixes respiram, infelizmente temos que contar com o mal caratismo de algumas pessoas... o velhos, e coloniais, exploradores do meio ambiente. Cabral, Mém de Sá e como tantos outros fizeram e fazem isso. Lá na península não consegui visitar um dos lugares que eu mais queria, a Lagoa Azul (rica em lanolina, um luuuuuxo pros cabelos), por que um sujeito chamado Mil Rés, num tinha nada melhor pra pensar na vida e começou a cobrar para entrar, queimar e enterrar o lixo dos seus clientes. Ééé sujeito, você é um escroto.
  Mas o maior problema, ou futuro grande problema é um muito recorrente nos paraísos do Sul da Bahia; expeculação imobiliária. Na praia mais bonita, toda a frente dos corais, de uma ponta a outra, pertence a Duda Mendonça, aquele mesmo do Mensalão. Aí ó aonde foi parar nosso dinheiro... rum! Como miséria pouca é bobagem, esta ilha ao lado pertence a Odebrecht, num é um "discaramento"?! Segundo os moradores que conheci, estão loteando ao montes Taipu de Fora.
 Mas eu conheci muita gente legal também. E este é um diferencial das pessoas que moram e frequentam Barra  Grande; o estado de espírito. Todos sabem que me apego super a estes bafons de energia, e lá eu encontrei maravilhosas vibes. Os maiores defensores do lugar são os próprios moradores, que inclusive impede qualquer sinal de venda de crack... eles vigiam tooooooooooodos! A menor falha deste tipo, se organizam e expulsam. Achei isto fantástico! Temos muito que aprender com o povo de Maraú. 
Ir é bem chatinho, viaja de ferry, ônibus, barco, vixe! Abuso! Ou pode fretar uma avião, fina! Mas vale a pena... os preços são bastante cômodos, o lugar é lindo e as pessoas são incríveis. Deixo um grande beijo a tod@s que conheci naquela terrinha, e em especial a Nathalia, Alexandre, Louco e Rejane.
Quero voltar... dias em paraísos alimentam nossas forças.

Uma maravilhosa semana!!!
Beijos,

Professora Anne Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário