Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um furor à mais na violência baiana.

 Quando retornei das minhas saudosas viagem de férias, aliás fim de semana de férias, soube que um grupo da PM-BA orquestrava uma greve, por conta das reivindicações GAP,  auxílio acidentes, e adicionais... enfim, melhorias como todos os trabalhadores do Brasil. Antes de enveredar por esta discussão, preciso fazer esta reflexão: nos últimos governos greve tem sido uma coisa quase que corriqueira, comum, e passivamente vista na sociedade. Lembrete! Nos findados seis meses, Correios, Bancários, Professores, PM's, Técnicos do Trabalho e Judiciário ficaram em greve....e este é o país da Copa, "e que nunca antes na história deste país viu tanto crescimento". Realmente nunca se viu tantas greves e tanto desrespeito ao trabalhador. 
É... mas outra reflexão me tomou: manda no mundo quem tem armas, sejam policiais, ladrões ou os dois.rsrsrs... Penso na imagem truculenta(ao lado), vergonhosa e absurda ocorrida em Setembro do ano passado. De fato, quem vai espancar os policiais e obrigá-los a voltar para seu emprego?! Não quero aqui propor uma briga entre seguimentos trabalhistas... mas, mas, mas... é de se pensar!  Policial você também é trabalhador! Não se esqueça disso na próxima greve de professores.  Com pesar vejo o quão impotente, mas IMPORTANTE, é a luta e reivindicações de nós professores. Nossa arma(o conhecimento) não assalta bancos nem lojas na Liberdade.
Sendo assim, trabalhadores/policiais NÃO podem agir à revelia dos objetivos políticos da greve e promover o caos, declarando (palavras de um policial) "vamos mostrar pra Wagner quem manda nessa[...]" finalizei por que sou uma professora e prezo pela norma culta da Língua Portuguesa, coloca passageiros para fora de ônibus a baixo de gritos! Mas de todo mal é fato; manda no mundo quem tem armas. Obedece quem tem amor a vida.rsrs 
Acredito que toda a luta dos trabalhadores é válida. Que não há conquistas sem lutas e transtornos. E que se morreram 55 pessoas após a greve, tem fim de semana morrem mais de 22. A realidade é que a violência, sufocada na periferia pelo poder público, se estendeu; democraticamente rs, às partes abastardas da nossa cidade. Também não vamos esquecer que a greve dos policiais é não um privilégio do PT, nadica de nada disso! Em 2001 outra greve, até mais violenta, acredito eu, ocorreu aqui na Bahia.O estado era governado por César Borges, candidato do PFL (atual DEM), e que apesar de hoje não estar mais  ligado ao carlismo (que não morreu), não deixar de querer forjar uma oposição e um entendimento melhor das reivindicações dos trabalhadores.  Insisto em chamar de trabalhador para que se entenda o objetivo da greve e não dê margem a sensacionalismos midiáticos.
  Contudo, não posso concordar que policiais, e quem quer que seja, perca o foco político de uma greve, caia no sensacionalismo e se assemelhei a... como os próprios chamam: contraventores da sociedade. (não sei por que mas tenho quase certeza já vi em outros jornais cenas como esta ao lado em bailes de traficantes. Rsrs)  Policial é trabalhador! Quem trabalha não fomenta saque. A PM meteu os pés pelas mãos e não escolheu a melhor estratégia para conduzir a greve. Em contrapartida não sei se Wagner, ex-sindicalista (que isso num quer dizer nada, pq se tem um histórico que não fala por ninguém é o político), vai querer comprar esta briga faltando onze dias para o carnaval. Apoio a greve, mas é preciso que se façam as críticas diversas. Apesar de duvidar, espero que a greve acabe logo e que consigam alguma coisa. 

Um belo início de ano letivo para tod@s nós. É preciso estar em paz para aprender!

Abraços,


Professora Anne Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário