Total de visualizações de página

domingo, 20 de novembro de 2011

Consciência todos os dias!

Só tem dia quem é excluído. Pare e pense! Existe, o dia do homem, branco, europeu, americano, capitalista, heterossexual, rico, magro, de cabelos lisos, sem doenças e nenhuma deficiência motora?! NÃO!!!! E sabe por que não tem!?!? Porque todos os outros dias dos anos são deles. Quer dizer não são do ponto de vista ideal, mas na prática do preconceito (de todas as formas) e do racismo sim. O que eu quero dizer é que o capitalismo, bem como o machismo, o racismo, e todos estes "ismos" bad, criou uma estratégia muito perigosa, e pouco perceptível. "Permitir" algumas concessões, como se fosse um cala boca. Eu não sei se vocês reparam, mas eu não listei apenas o racismo, mas busquei mostrar diferentes formas de preconceito e perseguição, que dia após dia, em diferentes sociedades, tod@s aquelas/aqueles que em algum critério (de cor, condição financeira, sexo, opção sexual e até mesmo se é ou não portador de alguma doença, como AIDS) não se encaixam no padrão de quem controla o mundo, sofrem:
 O HOMEM (por isso existe o machismo);
BRANCO (por isso que ainda existe o racismo, e é ensinado a passar este sentimento a diante);
EUROPEUS e AMERICANOS ( Apesar da falência americana, e da crise européia, estes continentes controlam, através de suas empresas o dindin de muitos países, Olha a MacDonalds Aê!;
HETEROSSEXUAL (mães ainda perdem filhos assassinados só por que alguém disse que isso não é certo, ou bom, normal ou de Deus- matar alguém é de Deus?! Pois matam; e muito mais que a Globo nos informa);
 RICO (por isso que os pobres continuam pobres e as riquezas do mundo não são divididas);
MAGRO ( ninguém quer ser gordo hoje em dia. Ah! Mas a magreza estimula o mercado moda, farmácia e afins. Então pessoas morrem por conta de cirurgias que não derão certo e se tornam dependentes químicas de remédios para emagrecer. Autoestima? Quem viu...);
CABELO LISO (seguindo um padrão de beleza, milhões de meninas e meninos se vem obrigad@s a alisar seus cabelos pra atender uma lógica do sistema dominante: tudo que vem de branco é bunito. Cabelo duro é feio. E me incluo nisso, quando eu sou metralhada por observações muito preconceituosas e poucos refletidas sobre por que eu tenho este cabelo. A autoestima vai pra o ralo);
SEM DOENÇAS ( Existe dia de estimulo a saúde? Não, doenças geram lucros aos laboratórios);
SEM DEFICIÊNCIA (Aqueles que não se encaixam nesta característica do "mundo perfeito" são vítimas de bullying, tem dificuldades p conseguir empregos, se locomover, e vêem sua dignidade no lixo).
Então, estas estratégias é pra tentar nos enganar dos sofrimentos, discriminações, violações e tristezas que vivemos no dia-a dia. No cotidiano é osso!
Talvez vocês me perguntem:" Colé de mermo pró, então não é bom a Consciência Negra?" Bom, a gente deixa pra quando formos comer doce no intervalo. É importante, político, e uma reparação; não é uma -solução. Não basta criar dias. É preciso melhorar na prática, acabar as injustiças que vivemos no dia -a-dia. Deste modo, utilizamos estes dias todos que eu citei, pra justamente ganhar visibilidade, denunciar absurdos e lançar propostas. A Consciência Negra não é apenas parar o conteúdo de Roma, e falar que um dia na face da Terra populações negras inteiras foram assassinadas por interesses financeiros de europeus e americanos. Botar as/os menin@s para jogar capoeira, dizer "olha o candomblé  é uma religião, na África cultuam os orixás", comer caruru, e pronto. Não é para isso que serve  o 20 de Novembro. Mesmo por que existe uma galera que é muçulmana e africana, note-se aí. Isto que muitas escolas fazem, é justamente o que o sistema quer; enganar, forjar uma liberdade religiosa, cultural e que o racismo não existe. Para que tá feio! O 20 de Novembro entendemos que serve para ensinar, informar, mostrar o quanto no dia-a-dia nossas ações podem estar cheias de manifestações racistas, e a partir disso, criar uma consciência e mudar a sociedade em que vivemos. É isto mesmo, criar uma consciência de quanto os/as negr@s foram e são discriminados. E nem venham me dizer que o negro é está ocupando um lugar de destaque. Por que o Obama é negro, mas a Casa continua sendo branca. Pense nisto!
Muitos beijos...
e conscientize: Black Power! 

2 comentários:

  1. Não sou muito fã desse negócio de "dia disso", "dia daquilo" etc., muito menos com essa ideia de "Novembro Negro", porque sou Negro os 12 meses do ano. Odeio os afro-oportunistas que só aparecem nessa época do ano e acho que essa data é muito mais do que folclore, festas e batuques, como muita gente que eu conheço pensa.
    É um momento de reflexão.
    Não posso falar sobre os outros dias que vc citou, mas o da Consciência Negra, decorrente do assassinato de Zumbi está longe de ser uma "concessão" dos brancos. É fruto de intensas reivindicações de movimentos Negros pelo país. Nada do que temos nos foi concedido, é tudo conquistado, quase sempre à força.
    No caso de Obama, como te falei, independente da cor da Casa e dos erros que ele venha a cometer, pelo menos ele está tendo tendo a chance de assumir o poder e de errar, coisa que nenhum outro Negro antes dele conseguiu por lá.
    Infelizmente, o racismo nos obriga a ser sempre "correto", incorruptível, "aquele louco que não pode errar", como diz Mano Brown. Independente do que ele faça nos EUA e no mundo, nada na história pode apagar o fato de que pela 1ª vez, um homem Negro de origem africana é o presidente da maior potência do mundo atual.
    Ainda não chegamos onde queremos, mas o mais importante é que começamos a andar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Odeio o ritmo franciscano que a militância conduz. é avanço sim, mas raça não consegue dar conta de tudo. E o problema não é ele errar; quer dizer nao disso q me referir. O grande caos, é como os afro-oportunistas capitalistas, as vezes no cegam, de como determinados cargos hj opcupados, não configuram a formação de uma consciencia. O Brasil continua igualmente machista e o EUA racista; e vice-versa. Uma coisa é certo, Consciencia Negra é p discutir, refletir... trio elétrico, dança, música, tambor e folclorização, temos q tomar cuidado com isso. Os afro-oportunistas estão p tudo qto pe lugar... Ontem atém o Pelegrino "virou" preto.
    Por fim jamais achei q o 20 de Novembro tenha sido uma concessão; o que penso é a lógica dos "dias" e afins... eu sou negra todos os dias, sofro discriminação todos os dias, e sem um pingo de vontade de ser coitada ou franciscana, eu reajo e combato e não aceito todos os dias!
    Tenho dito, gato.hehehe
    bjim,

    ResponderExcluir