Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pelos poderes de Gresicow!

Quando soube da candidatura do meu estimado amigo Yuri Pires Rodrigues a presidência da UNE, me coloquei em um questionamento; que no mínimo a uns quatro anos não faço: " Qual é o papel da UNE?" Por favor não venha com essa de organizar o movimento estudantil, e blá blá de militante classe média. Tentando ser o mais imparcial possível, busquei conhecer este não tão novo (digo por que o mesmo já ocupava o cargo de Diretor de Relações Internacionais na própria UNE), Daniel Iliescu. Até tentei um contato coisa e tal, mas me parece que a tal demanda do movimento estudantil, não possbilitou o Ilescu responder esta professora.
Com o movimento estudantil totalmente discrente, desmobilizado e com um sentimento anti-partidarismo crescente entre os universitários, algumas vulgarizações sobre o que seja construir e organizar a luta, rola aí a solta. A UNE como orgão centralizador  ( literalmente, rsrs), entrega a Daniel Ilescu a função de reavaliar os sistemas de ensino tecnológicos, responder as suspeitas de fraude feitas em 2009, rever as PPP dentro das federais, o Prouni, o ENEM, garantir a parte que nos cabe no Pré-sal, o acesso e sustentabilidade dos estudantes dentro das universidades e no mínimo, colocar uma pressão no CONAES. 
Com mais de vinte anos na presidência da UNE, a UJS tem implantado uma forma de mobilizar o ME, que eu sinceramente não compreendo.Visitando o site da entidade, encontrei uma propaganda do governo de Goiás (PSDB). Penso que a moralidade é um discurso perigosíssimo, mas também, que a honestidade seja o rumo para qualquer ação. Sem querer execrar a UNE, me pergunto que entidade é essa? Mobilizar estudantes é leva minha prima pro CONUNE (Cindymary Souza, Estudante de Serviço Social da Faculdade D. Pedro I, Salvador-BA)  sem ela ter noção do que se trata? Trazer artistas legais e caros a cada dois anos no Rio de Janeiro pra ver a Bienal? Não colocar uma nota atualizada sobre os protestos no Chile no site oficial da entidade?
O Chile tá pegando fogo minha gente! Organizar a luta não é aquecer os corações estudantis e proletários que a mudança é possível? Porque não usar o poder de Greiscow historicamente construído de maneira honesta? E digo honesta, por compreender que um discurso só é válido quando prática é sincera. Que algo só merece respeito quando é verdadeiro. A UNE ainda é uma entidade estudantil? Se a UNE ainda é uma entidade estudantil, por que não age como tal?! Você Daniel, se considera capaz de fazer isso? Como? Atenção! Não quero votação, nem música, nem notinha de repúdio de revolucionário danoninho; Quero LUTA(R)! Estes e diversos outros questionamentos me pertubam, no medo de que o entreguismo da UNE  abafe o grito estudatil de: "Eu tenho a força!"

3 comentários:

  1. Parabéns, Anne. Tenho lhe dito, acho que não sem razão, que você escreve muito bem, assim como tem uma facilidade muito grande para prender a atenção de quem lê.
    A UNE já não existe mais; o PCdoB nunca foi um partido decente; e não será agora, com toda essa dispersão e fragmentação reinantes, que eles vão organizar a juventude brasileira para alguma coisa. Para mim, a UNE já faz parte do passado. Pelo menos enquanto organização combativa e que almeja subverter as atuais condições sociais em benefício de outras.
    grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Otimo mesmo! Representa bem uma revolta ja antiga sobre o M.Estudantil. É uma pena, uma pena. Os jovens não só são descrente nos partidos, como na propria UNE. É um tanto obvio não?

    ResponderExcluir
  3. Anne, obrigado pela lembrança. A UNE é uma entidade que tem um imenso potencial que é submetido a uma política praticada pela UJS de extrema submissão a ordem do Estado capitalista. Além de fazer da entidade uma correia de transmissão das propostas do governo para a educação. Entendemos que tem que ser muito mais que isso. E por isso resistimos e lutamos. Grande abraço!

    ResponderExcluir