Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de abril de 2012

RESPOSTAS DA REVISÃO 8º ANO

Aí cheiros@s as respostas!


  1. Liberais.
  2. O conhecimento ganhou força, o que promoveu o desenvolvimento da imprensa, que passou a combater os privilégios do Antigo Regime.
  3. John Locke
  4. A valorização da ciência foi uma das principais características do Iluminismo. Também está contida na imagem figuras que representam os ideais de Liberdade e Igualdade, contidos na Revolução Francesa e inspirados pelo Iluminismo. Ainda, para os Iluministas a República era a forma de poder mais liberal e produtiva pois impedia a existência de poderes absolutos. Por fim, a imagem expõe a importância do conhecimento e da imprensa para a divulgação das ideias iluministas.
  5. Os objetivos da Inconfidência Mineira era da elite, não tinha interesse de ruptura com a organização social da colônia. Pois foi uma revolta que questionava a colônia, não a forma de organização social da Colônia, tanto que defendia o escravismo. Por sua vez, a Conjuração Baiana estava mais próxima dos ideais republicanos, defendia o fim do escravismo, planos de educação, independência do Brasil. Os conjurados baianos questionavam a organização, a exploração social contida na colonização. Não bastava apenas emancipar o Brasil, era preciso que essa independência viesse a partir de uma mudança social.
  6. Os ideias iluministas, que defendia a republica e eram contrários a monarquia. 
  7. A ciência foi a base de todo o pensamento iluminista. Somente com o desenvolvimento científico a sociedade conseguiria se libertar do Antigo Regime, dos privilégios e do atraso do pensamento religioso. O conhecimento estimulava a produção, a produção estimulava a riqueza segundo os liberais. 
  8. Como um homem do seu tempo, um idealista que acreditou nas "intenções" de uma elite, também, e que por falar demais teve a morte como agradecimento aos seus feitos heroicos. Também não podemos mitificá-lo, tratando-o como herói.
  9. Pois era prefico, forjar, criar, enganar, a ideia de um herói nacional. Não podemos esquecer que nossa independência foi fruto de uma ação feita pelo governo português, e que um português, D. Pedro I, realizou. Era preciso ter um herói da Terra, nada melhor para forjar isso, um mártir que morreu em pró dos ideais elitistas e escravocratas como Tiradentes. Ideais estes que não se modificaram após a Independência.
  10. Por que de certo modo esta "mesma" elite ainda continua no país. E também por que, como Tiradentes foi escolhido como "herói" da Independência, mesmo tendo muitos anos de distância entre sua morte, e o 7 de Setembro, a Historiografia Tradicional empenhou-se em fazer dele um nome conhecido. E por fim, se pararmos para pensar, aquilo que desejava os conjurados baianos ainda não foi plenamente conquistados, a sociedade continua racista e com desigualdade social. E como a quem escreve a história tem o poder, passamos a entender que os donos das editoras são do sudeste e de herdeiros de uma elite colonial.
  11. Guerra dos Emboabas.
  12. Aaaaahhh Não se esqueçam de estudar o por que o pacto colonial não era um pacto.
Beijos.
Anne.

4 comentários: